Loading...

A Escola

Conheça o Pé Descalço

O Pé Descalço é uma escola de dança que ensina o forró Pé Descalço: estilo de forró desenvolvido pela própria escola; rico em movimentos, musicalidade e fortemente influenciado pela dança de salão.

Buscamos, em nossa essência, transformar a vida das pessoas através da dança. Alegria, descontração, espontaneidade, diversão, auto superação, amizade e cultura são palavras chaves que ajudam a definir os valores e conceitos da escola.

O Pé Descalço pode ser considerado a uma das maiores escolas de forró do mundo, contando com 7 unidades espalhadas pelo sudeste brasileiro: Belo Horizonte/MG (3), Contagem/MG, Juiz de Fora/MG, São Paulo/SP e Niterói/RJ e é frequentemente convidada a ministrar Workshops no Brasil e no mundo. A primeira unidade da escola foi a Antônio Carlos, que teve inicio em 12 de abril de 2003. Em 13 anos de existência estima-se que passaram pelo Pé Descalço mais de 8000 alunos, e atualmente a escola tem cerca de 750 alunos, juntando todas as unidades. Quanto à equipe, atualmente são cerca de 60 integrantes, entre secretários, examinadores, professores e diretores de unidade.

Conheça nossa metodologia

O Pé Descalço nasceu através de uma iniciativa voluntária, desenvolveu-se apoiado nos métodos da Oficina de Forró de São Benedito, criada pelo professor Ronald com todo seu carisma , força e energia.

Nossa metodologia tem 8 passos: aquecimento, alongamento, de frente pro espelho, apresentação dos casais, passos, interação, relaxamento e recados.

Atualmente em nossa metodologia existem 7 níveis de graduação, que são conquistados  no Exame de Colar, tornando-o um dos nossos mais importantes eventos. Os exames acontecem de 3 em 3 meses. As graduações branca, azul e azul avançada são examinadas em todos os exames, já as graduações preta e preta avançada apenas de 6 em 6 meses.

O exame é feito para manter a organização e o alto nível de qualidade da dança e das aulas, ajudando o aluno a assimilar melhor o ritmo e conduções de acordo com cada colar. Ao sair da escola, o aluno(a) abre mão do seu nível junto a escola e, ao retornar, estará sujeito a nova avaliação, afim de manter a qualidade da aula tanto para ele, quanto para a turma.

Como funciona uma aula no Pé Descalço?